top of page
low quality-4004.jpg

A iniciativa Ianda Guiné! Arrus acumulou, ao longo dos anos, uma vasta experiência na produção de arroz de mangal. Com base no conhecimento tradicional dos agricultores e na introdução de técnicas inovadoras, foram promovidas práticas que melhoram a qualidade e a sustentabilidade da produção. 

low quality-0065.jpg

DICAS PARA UMA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ARROZ DE MANGAL

VALORIZAÇÃO DO SABER LOCAL

O conhecimento dos agricultores é essencial para otimizar o cultivo.

EXPERIMENTAÇÃO E TESTAGEM

Técnicas inovadoras foram testadas para aumentar a produtividade e a resiliência das plantações.

GESTÃO PARTICIPATIVA
DA ÁGUA

Implementação de um ordenamento hidroagrícola sustentável, ajustado às diferentes fases de produção.

ADOPÇÃO DE PRÁTICAS ADAPTADAS

Novas técnicas ajudam os agricultores a enfrentarem desafios ambientais e climáticos.

Aposta-se numa lógica de sustentabilidade, valorizando o conhecimento local e promovendo soluções eficazes para facilitar a vida dos agricultores e tornar a produção mais eficiente e resiliente… uma produção agroecológica. 

técnicas agronómicas capa transparente.png
agromultiplicadores capa.png

PRODUZIR

bom Arrus di Guiné Bissau?

Como

Catálogo sementes _ capa.jpg

CATÁLOGO DE SEMENTES

A qualidade da semente é um dos fatores mais importantes para garantir uma produção eficiente e a adaptação às condições climáticas de cada região. Sementes de alta qualidade resultam em plantas vigorosas e produtivas, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e um melhor rendimento dos agricultores.  O Catálogo de Variedades Purificadas, desenvolvido pela LVIA na Guiné-Bissau, apresenta 21 variedades de arroz de mangal adaptadas as diferentes condições de cultivo em diferentes tipos de bolanha. 

MANUAL DE TÉCNICAS 
AGRONÓMICAS

O Manual de Técnicas Agronómicas pretende divulgar as aprendizagens e boas práticas da Ação Ianda Guiné! Arrus, que resultaram do longo trabalho de pesquisa sobre as práticas locais, experimentação de novas metodologias e formação de produtores de arroz. Este manual permitirá que produtores e organizações que intervenham no sector do arroz, possam ter uma intervenção baseada no conhecimento técnico e em práticas adaptadas para a produção de arroz de mangal. 

MANUAL DE PRODUÇÃO DE SEMENTES

Tudo começa na semente! Para garantir uma produção de arroz eficiente e adaptada às condições locais, é essencial ter acesso a sementes de qualidade e em quantidade adequada. A multiplicação de sementes representa uma oportunidade de negócio para os produtores de sementes. O Manual de Produção de Sementes oferece aos produtores as técnicas agronómicas necessárias para a multiplicação de sementes de alta qualidade. Pretende-se assim impulsionar o sector de produção e arroz e contribuir para uma maior rentabilidade das produções.  

09 semente.png
Catálogo sementes _ capa.jpg

SEMENTES SELECIONADAS DA GUINÉ-BISSAU

Para facilitar o acesso a sementes purificadas e de alta qualidade, a iniciativa Ianda Guiné! Arrus desenvolveu várias ações para produção sementes purificadas a partir de variedades locais, focadas na: 

  • Adaptação das sementes às mudanças climáticas e à salinidade 

  • Melhoria da produtividade e do ciclo produtivo 

A aposta em  sementes certificadas e adaptadas  é um passo essencial para fortalecer a produção de  arroz de mangal na Guiné-Bissau  e garantir a  segurança alimentar  do país.

POR QUE ESTE CATÁLOGO É ESSENCIAL PARA OS AGRICULTORES

Escolha da variedade certa para cada tipo de bolanha (alta ou profunda)

Identificação precisa das características das sementes (cor, forma, aspeto, ciclo de cultivo)

Facilita a eliminação de variedades indesejadas durante o cultivo, garantindo a pureza genética das sementes

BENEFÍCIOS PARA OS PRODUTORES DE ARROZ

Com estas informações, os agricultores podem selecionar as melhores sementes para suas bolanhas, garantindo: 

Maior produtividade e qualidade na colheita

Melhor resistência a condições climáticas adversas

Preservação dos recursos genéticos tradicionais

low quality--8.jpg
técnicas agronómicas capa 2.jpg

TÉCNICAS AGRONÓMICAS

No Manual poderão encontrar informações detalhadas sobre técnicas de agronomia, ordenamento hidroagrícola da bolanha para a gestão da água a nível global e das parcelas, e de proteção das áreas de cultivo face às alterações climáticas ao longo de todo o ciclo de produção de arroz.  Os produtores e as comunidades são as figuras centrais deste processo, pelo que para além das técnicas de produção, são ainda partilhadas orientações sobre a organização e o papel dos Comités de Gestão da Bolanha.

O Manual de Técnicas Agronómicas da Ação Ianda Guiné! Arrus foi desenvolvido para divulgar boas práticas e aprendizagens adquiridas ao longo de anos de pesquisa, experimentação e formação de produtores de arroz de mangal. Este manual visa proporcionar um conhecimento técnico sólido para agricultores e organizações que atuam no setor do arroz. 

Este manual é uma ferramenta essencial para garantir que as práticas no cultivo de arroz sejam adaptadas às realidades locais e baseadas em conhecimento técnico consolidado. 

O QUE SE ENCONTRA NO MANUAL

Técnicas Agronómicas Avançadas

Explica práticas eficazes para o cultivo sustentável do arroz de mangal.

Ordenamento Hidroagrícola

Técnicas de gestão da água nas bolanhas e nas parcelas, essenciais para uma produção eficiente.

Preservação das Áreas de Cultivo

Medidas para preservar e reforçar o mangal, barreiras naturais para fazer face aos desafios climáticos.

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

Os produtores e as comunidades locais desempenham um papel central neste processo. Por isso, além das técnicas de produção, o manual também oferece orientações sobre:

Organização e estruturação dos Comités de Gestão da Bolanha

Gestão participativa das práticas agrícolas

Paisagem Rural (169).jpg
agromultiplicadores capa.png

MANUAL DE PRODUÇÃO DE SEMENTES

Este manual foi desenvolvido para facilitar a replicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da Ação Ianda Guiné! Arrus, com foco na produção de sementes puras e de alta qualidade. As técnicas descritas neste manual são projetadas para serem implementadas em futuras iniciativas de multiplicação de sementes, garantindo um impacto positivo no setor de arroz da Guiné-Bissau. ​

A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA ORGANIZADO DE MULTIPLICAÇÃO DE SEMENTES

Um mercado de sementes de qualidade depende de um sistema bem estruturado para a multiplicação de sementes, juntamente com um sistema eficiente de garantia da qualidade. Com isso, é possível:

Aumentar a disponibilidade de sementes adaptadas

Impulsionar a produtividade no setor do arroz

Assegurar uma produção consistente e sustentável

bottom of page